terça-feira, 20 de julho de 2010

Fugindo da foliculite

Saiba o que é foliculite, como prevenir e evitar

Você está com a pele bonita e lisinha, e eis que de repente surgem pequenas irritações. Trata-se da foliculite, uma infecção nos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. Pode atingir tanto crianças, quanto adultos, e geralmente surgem em regiões onde existem pelos.

A foliculite acontece quando no local onde nascem os pelos do corpo ocorre uma invasão por bactérias, que causam uma reação inflamatória. Tal invasão pode acontecer de forma espontânea ou favorecida por fatores como excesso de suor ou depilação, por exemplo. É fácil reconhecer a infecção que caracteriza-se por pequenas bolinhas vermelhas, às vezes com pontinhas amarelas (de pus), similares às temíveis espinhas (acne). Dependendo da gravidade, a lesão pode coçar, doer e tornar-se mais elevada. Os locais mais comuns são pernas, virilhas e axilas.

A origem do problema se dá através de atitudes corriqueiras. As mais comuns são: depilação, excesso de umidade ou suor, uso constante de tecidos sintéticos e muito apertados ao corpo e higiene corporal inadequada. Para diminuir a possibilidade de aparecimento do problema, algumas medidas podem ser adotadas, como: banhos com sabonetes antibacterianos; higienização da lâmina de depilação; jamais reutilizar cera depilatória; trocar a calça justa por uma saia ou vestido pelo menos duas vezes na semana; lavar bem a pele antes de se depilar; e livrar a pele de células mortas através de esfoliação, no mínimo dois dias antes de depilar-se.

Se, com todos os cuidados acima, a foliculite cismar em aparecer é preciso partir para medicação antiinflamatória e antibiótica que deve ser prescrita por um médico dermatologista. Esses medicamentos podem ser orais ou tópicos. É muito importante resistir à tentação de ficar “cutucando” ou coçando o local afetado, pois pode acabar agravando o problema.

Com cuidado e prevenção, a foliculite certamente não deixará sua pele menos lisinha e bela.

Foto: Google

2 comentários:

  1. Guria adorei o post, super informativo, tá de parabéns.

    Bjos

    Bruna _ Lado B

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pela visita no blog Donna Chic,
    tb modero o Blog http://mhmusthave.blogspot.com/
    Visita la, estou seguindo você..
    Beijos

    ResponderExcluir