segunda-feira, 28 de junho de 2010

Linhaça - muitos benefícios para sua saúde


Fonte de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados, a semente de linhaça é um poderoso aliado da vida saudável. De origem asiática, a semente pertence a família das Lináceas e é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história. Por conter alguns nutrientes específicos, a linhaça se destaca como sendo um alimento funcional capaz de diminuir o risco de adquirir algumas doenças, além de proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Uma das maiores descobertas dos estudiosos desta semente é que ela é rica em Ômega 3, ácido graxo capaz de combater as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Pesquisas comprovam que o óleo de linhaça tem 60% de Ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. Além disso, a semente também apresenta diversas vitaminas e minerais: B1, B2, C, E e caroteno e os minerais ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Segundo estudos realizados no Canadá, a semente ainda tem poder de ajudar na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. Outros benefícios apontados são: perda de peso, auxílio no combate à acne, maior vitalidade física, melhora do sistema digestivo, redução do mau colesterol, diminuição dos sintomas da TPM, melhora das condições da pele e do cabelo, dentre outros.

Apesar de haver dois tipos de semente de linhaça, a dourada e a marrom, não há distinção e ambas possuem o mesmo potencial nutricional. A diferença é que a marrom é comumente cultivada em climas quentes e a dourada em climas frios. Confira a composição existente em 100g de semente de linhaça: Calorias - 333cal, Proteínas - 22g, Carboidratos - 10,1g, Gorduras - 36,2g, Fibras - 21,94g, Colesterol - 0g, Ômega-3 - 16,51g, Ômega-6 - 5,74g, Vit. A - 18,47 UI, Vit. E - 128,2 UI, Vit. B1 - 0,6mg, Vit. B6 - 0,86mg, Vit. B12 - 1,65mg, Potássio - 777mg, Sódio - 253mg, Magnésio - 3270mg, Fósforo - 6551mg, Ferro - 2,2mg, Cobre - 14,4mg, Zinco - 46,2mg, Manganês - 33,3mg e Selênio - 0,64mg.

Como a semente é muito dura, os benefícios podem ser potencializados utilizando-se a linhaça moída ou triturada, que deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação. Para ingerir coloque sobre a comida, ou acrescente no preparo de bolos, pães, vitaminas, sucos, ou da maneira que achar mais conveniente. Quem preferir pode utilizar o óleo de linhaça, que pode ser usado para temperar a salada de sua preferência. Os médicos indicam duas colheres de sopa diárias.

O importante é inserir hábitos saudáveis no dia a dia, e adquirir melhor qualidade de vida. Seja responsável consigo mesma. Pense nisso!

Um comentário: